17 de março de 2007

COM QUE SE PAGA O BEM?

Certo dia, um homem que ia para seu roçado, encontrou um grande lobo, o qual estava morto de cansado, pois vinha sendo perseguido pelo caçador e seus cachorros. Ao avistar o homem, pediu socorro: - por favor! salve-me a vida! querendo ajudar o "pobre" lobo em apuros o homem, o colocou em um saco que trazia consigo.

Com isso despistou os cachorros e quando o lobo não ouviu mais os latidos pediu que seu salvador o colocasse no chão e assim o homem fez. Porém, ao se ver longe das ameaças e como estava com fome disse para o homem: - agora vou lhe comer! Não é justo que me devores, pois acabei de lhe salvar a vida! retrucou o homem. O lobo respondeu: - não me interessa, serás o meu almoço! - então vais pagar o bem que te fiz com o mal? Tornou a falar o homem. -Claro, pagarei o bem com o mal. Neste momento, ao se ver quase nas garras de um lobo feroz, propôs o seguinte: camarada lobo antes que me comas vamos procurar três animais e fazer a seguinte pergunta: com que é se paga o bem? se todos disserem que é com o mal, você poderá me comer. -Ora, isso é moleza! respondeu o lobo satisfeito.

Assim, saíram à procura dos bichos. Encontraram um velho cachorro cheio de pulgas, quase surdo e cego. Perguntaram: - Camarada cachorro, com que é que se paga o bem? - Com o mal, respondeu o cachorro. Porque? - Ora, quando eu era novo e forte, bom de caça, meu dono me tratava com todo zelo, dava-me as melhores comidas me levava para todos os lugares e fazia muitos elogios. Depois que fiquei velho, correndo atrás de calangos pensando ser grande caça, minhas vista me faltando, meus ouvidos me traindo, meu dono me abandonou. Outro dia eu estava deitado na sala, ele me deu um baita de um chute nas costelas e me disse: - Vai morre no mato cachorro imprestável!. Por isso eu acho que se paga o bem com o mal.

O lobo ficou muito alegre, - Viu? vai ser comido e não tem jeito!
Foram em frente e encontraram um cavalo lambendo as pedras. O homem indagou: - Camarada cavalo! com que é que se paga o bem? - O que? fale mais perto, pois estou surdo, disse o cavalo. Com que se paga o bem? - Com o mal! respondeu. Porque? -Escutem só: quando eu era novo, bom de gado, de rédeas, marchador, todos me admiravam. Nas corridas era o favorito, nas pegadas de gado o mais cotado, vinha gente de longe para admirar o papai aqui. Quando fiquei velho, cansado, cego, viraram-me as costas e nem lembram o quanto fui útil. Meu dono me tirou o cabresto me deu uma relhada nos olhos e disse: - vai morrer longe daqui seu inútil! - Não tenho razão?

- Tá perdido, disse o lobo afiando os dentes, - só falta um!
Por fim, encontraram um macaco que ficou na copa de uma grande árvore. -Camarada macaco, com que é que se paga o bem? - O que? não confio nesse sujeito, pois é muito traiçoeiro, disse o macaco. - Mas o bem se paga com o bem, ora! por que me perguntam? Então o homem explicou: Eu ia pro meu roçado, encontrei este lobo em apuros salvei-lhe a vida e agora ele quer me comer.- Mas como você lhe salvou? perguntou o macaco. -coloquei ele dentro deste saco, disse o homem. - Não acredito que este enorme lobo caiba neste saco, duvidou o macaco. - Caibo sim, quer ver? disse o lobo. o macaco disse: - Só vendo pra acreditar.
Então o lobo entrou no saco e o macaco falou pro homem: -Amarre a boca depressa! e o homem rapidamente amarrou a boca do saco. E macaco vociferou ao homem - bata com a enxada neste mal agradecido! Assim o homem fez, bateu com a enxada até matar o lobo.
E o macaco lhe disse:
-Muito cuidado com esses bichos, eles são traiçoeiros!!!

Nenhum comentário: