10 de fevereiro de 2007

ORAÇÃO AOS MOÇOS

Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado. Nelas se encerra, para ele, a síntese de todos os mandamentos. Não lhe faltar com a fidelidade, nem lhe recusar o conselho. Não transjugir da legalidade para a violência, nem trocar a ordem pela anarquia.

Não antepor os poderosos aos desvalidos, nem recusar patrocinio a estes contra aqueles. Não servir sem independência à justiça nem quebrar da verdade ante o poder. não colaborar em perseguições ou atentados, nem pleitar pela iniquidade ou imoralidade. Não se subtrair à defesa das causas impopulares, nem à das perigosas quando justas, onde for apurável um grão que seja de verdadeiro direito. Não regatear ao atribulado o consolo do amparo judicial, não fazer da banca balcão, ou da ciência mercatura.

Não proceder nas consultas senão com a imparcialidade real do juiz nas sentenças. Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis, servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade. amar a pátria, estremecer o próximo, guardar fé em Deus, na verdade e no bem.

(transcrição de parte do livro orações aos moços)



as melhores piadas



Nenhum comentário: